Apisul

Sua empresa está preparada para operar de forma colaborativa?

Saiba como o ApisulLog 2.0 pode viabilizar novas parcerias visando redução de custos.

As empresas estão constantemente em busca de otimização de processos e redução de custos para aumentar a lucratividade dos produtos e serviços que comercializam. Quando tratamos de cadeia de suprimentos, a otimização logística se torna um ponto central neste tema.
Segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, cerca de 12% da composição do custo dos produtos está diretamente ligada a processos logísticos. Detalhando um pouco mais, veremos que 70% dos custos logísticos são concentrados no transporte*.
Uma das estratégias conhecidas para redução nos custos com transporte de cargas, que vem se fortalecendo no mercado nacional, é a Logística Colaborativa.

Ela se destaca por otimizar o tempo e reduzir o custo das operações, pois viabiliza parcerias entre integrantes da cadeia logística e de suprimentos que objetivam manter o máximo aproveitamento dos veículos em suas respectivas rotas, trafegando com cargas mistas ou aproveitando o retorno dos veículos para a origem. Essa prática, além de aumentar a lucratividade dos parceiros envolvidos, ainda reduz o impacto ambiental e possibilita a prática de preços mais competitivos dos produtos ao cliente final.

Apesar de ainda ser um conceito relativamente novo, esta estratégia logística já confirmou seu potencial com grandes casos de sucesso como a parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e o Walmart que, apesar de concorrentes, compartilham veículos em trajetos de longa distância para diminuir custos**.

Para viabilizar esta inovação nas operações logísticas, o Sistema ApisulLog 2.0 possibilita ao transportador indicar para seus embarcadores a disponibilidade de sua frota através de programação e reserva de agenda dos veículos, assim como visibilidade destas agendas de forma prática e objetiva para os parceiros envolvidos.

Utilizando o ApisulLog 2.0 e a funcionalidade da Grade de Disponibilidade os veículos não retornam vazios para a origem, evitando o desperdício da quilometragem e combustível, a emissão de gases poluentes, o desgaste de pneus e horas do motorista.

Funcionalidades do ApisulLog 2.0 voltadas à Logística Colaborativa:

Disponibilidade da frota:

Possibilidade do transportador indicar a disponibilidade da sua frota através de programação de agenda e sua respectiva reserva por parte dos embarcadores. Com isso, o veículo pode ser utilizado por um embarcador na ida e por outro no retorno à origem. Esta prática evita o desperdício da quilometragem e do combustível, possibilitando aumento na margem de lucro e a oferta de produtos com valores mais competitivos.

Visibilidade da frota:

Recursos avançados para o transportador gerir e otimizar a utilização da sua frota através de mapas, filtros de pesquisa e gestão da agenda.

Integração e notificação:

Processos de notificações automáticas e integração com outros sistemas utilizados por embarcadores eliminam a complexidade, que poderia ser adicional ao praticar a logística colaborativa. Tudo fica muito mais simples quando ferramentas eficientes fazem o trabalho pesado, deixando apenas o que importa nas mão dos gestores.
ApisulLog 2.0

OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA

Tenha sua operação logística
controlada e otimizada,
com dados em tempo real,
utilizando nosso sistema
para gestão de transportes.

A nova versão 2.0 do ApisulLog garante maior segurança, produtividade, visibilidade e assertividade, reduzindo custos operacionais.

Nome *:
E-mail *:
Telefone *:
* Campos de preenchimento obrigatório.
Fontes:
*Fundação Dom Cabral - http://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=482
**Diário Comércio Indústria & Serviços - http://www.dci.com.br/servicos/pao-de-acucar-e-walmart-se-unem-em-logistica-id257752.html
Logistics Plan - https://logisticsplan.wordpress.com/2015/10/28/transportadora-sulista-aplica-a-logistica-colaborativa/
** fonte: Logística Descomplicada.