Nós cuidamos
do caminho.

Blog
Grupo Apisul

Abre a gaita, gaiteiro!

Grupo Apisul é apoiador de iniciativa de inclusão social por meio da música

Ajudar a transformar realidades por meio de ações de responsabilidade social. O Grupo Apisul tem esse compromisso com a sociedade. Esse é o segundo ano em que apoiamos a Fábrica de Gaiteiros, projeto idealizado pelo acordeonista gaúcho Renato Borghetti. Centenas de crianças, com idades entre 7 e 15 anos, participam de aulas que ensinam a tocar o acordeão diatônico, popularmente conhecido como gaita de oito baixos. “É um projeto muito bacana que vale a pena conhecer. A sede fica na Barra do Ribeiro, às margens do Guaíba. As crianças aprendem sobre musicalização, a fabricar e a tocar gaita. Nos orgulhamos de poder ajudar iniciativas de inclusão social como essa e ainda contribuir para difundir a cultura gaúcha”, destaca o diretor comercial do Grupo Apisul, Marcus Cunha.

A garotada, inclusive, aprende a confeccionar o instrumento com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis. A primeira turma surgiu em 2012 e, de lá para cá, não parou de crescer. Hoje, a Fábrica de Gaiteiros está presente em Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel, Bagé, Lagoa Vermelha, Piratini, Morrinhos do Sul e Encruzilhada do Sul, e em Santa Catarina nas cidades de Lages e Blumenau. Conheça mais sobre o projeto e ajude também essa iniciativa que ensina boa música e forma novos gaiteirinhos pelo Rio Grande afora.

Banco de Alimentos

Em 2021, também fomos um dos patrocinadores do vídeo institucional do Banco de Alimentos de Porto Alegre, uma entidade que tradicionalmente apoiamos no Rio Grande do Sul. O Banco de Alimentos foi criado no ano de 2000 e, desde então, já arrecadou e distribuiu mais de 60 milhões de quilos de alimentos. Somente durante a pandemia ajudou cerca de 300 instituições gaúchas, como creches, escolas, asilos e associações de bairros.

Doações beneficiam projetos e a comunidade

O Grupo Apisul em 2021 fez doações do Imposto de Renda que beneficiaram 140 projetos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e do Fundo do Idoso da Prefeitura de Porto Alegre. Mas não é só isso. Durante o ano, campanhas com os funcionários permitiram a arrecadação de roupas e calçados que foram distribuídos para a Fundação Pão dos Pobres. Outra ação foi a campanha Natal Solidário, que engajou os colaboradores da Matriz e arrecadou mais de 90 brinquedos, que foram destinados a crianças de 1 a 12 anos do bairro Umbu, em Alvorada. A entrega simbólica foi feita pela consultora de RH, Jorgea Barcellos Flores, para um dos organizadores do Natal dos Sonhos, Filipe Cardoso. A distribuição aconteceu durante festa promovida por voluntários com brinquedos infláveis, alimentação, corte de cabelo e pintura, entre outras atrações para a garotada.

Confira a edição n° 79 da Revista Linha Direta de Maio de 2022 aqui.

Foto de Grupo Apisul

Grupo Apisul