Nós cuidamos
do caminho.

Blog
Grupo Apisul

O que o Dia do Consumidor pode ensinar ao setor B2B?

Quando pensamos no Dia do Consumidor, logo associamos a compras, descontos e experiências no varejo. Mas e no B2B? Será que essa data faz sentido?

A resposta é sim! Comecei a escrever este artigo tentando trazer uma visão sobre como uma empresa de soluções em seguros, gerenciamento de riscos e inteligência logística poderia atuar no Dia do Consumidor.

Na verdade, aqui no Grupo Apisul, atuamos fornecendo segurança e suporte à qualidade logística de nossos clientes, impactando diretamente na eficácia das entregas no final da cadeia. Aqui está o consumidor, estamos eu e você, o motivo para a comemoração da Semana do Consumidor.

O B2B nunca foi somente uma relação entre empresas, as trocas sempre são entre pessoas. Para entender quem são esses clientes, precisamos falar rapidamente sobre jornada de compra, branding, reputação e satisfação

A matemática é simples:  clientes satisfeitos, com suas expectativas atendidas e promessas cumpridas dentro do prazo… compram novamente!

Estudos indicam que 65% dos compradores conduzem sua jornada de compra sozinhos, antes mesmo do contato com vendedores.

Vendedores sempre foram peças essenciais no B2B, mas (me perdoem!) vocês não são mais os únicos protagonistas. As jornadas de compra B2B são muitas vezes solitárias e cada vez mais autônomas. Esse comportamento é comprovado conforme o estudo “O Futuro do Consumidor B2B”, da Leadster.

Antes mesmo da busca por uma área comercial, o consumidor B2B já validou alternativas em sua vasta rede de indicações, assistiu a vídeos no YouTube, buscou reviews sobre as empresas que vai cotar (Oi! Quando foi a última vez que você pesquisou sua empresa no Reclame Aqui?) e pode até já ter começado uma demonstração sem custos com o seu concorrente.

Um bom branding facilita os encontros nessa jornada de compra solitária

No B2B os clientes atuam muitas vezes sozinhos e de forma bem discreta antes de procurarem as equipes comerciais. E aqui está a importância do branding!

Uma marca forte não se constrói apenas com preços competitivos, bons serviços ou produtos. Ela nasce da confiança, da presença constante e da consistência que fortalecem o valor entregue ao longo do tempo. Esse impacto ecoa por toda a cadeia B2B, chegando ao consumidor final.

É importante lembrar que branding sozinho não faz milagre, precisamos falar também sobre performance…, mas isso é assunto para outro artigo.

O papel do novo comercial na relação B2B

Os clientes B2B, cada vez mais independentes e estratégicos, analisam cotações de forma discreta antes de buscar fornecedores. Por isso, a reputação da empresa é essencial. Quando marketing e vendas atuam em sintonia, criam o impulso decisivo para atender às expectativas do cliente.

Garantir segurança e bem-estar em todo o processo é a missão do novo comercial. Se antes a negociação era o foco, hoje o relacionamento exige mais. O comercial B2B moderno é um pilar de segurança, transparência, qualidade e excelência no atendimento

Esse tal Dia do Consumidor é nosso, afinal de contas. Brinco sempre que ninguém gosta do motoqueiro atrapalhando o trânsito, mas todos nós queremos a pizza bem quentinha na porta de casa. 😉

Aqui no Grupo Apisul estamos sempre prontos para cuidar do caminho de nossos clientes, e todos esses caminhos acabam chegando até você, consumidor.

Gostou? Conta para nós como é o Dia do Consumidor na sua empresa.

Quer saber mais sobre o Grupo Apisul? Clique aqui.

Chegou até aqui?  Vai um resumo rápido:

– O Dia do Consumidor é nosso.
– B2B nunca foi relação entre empresas, trocas são sempre entre pessoas.
– Reputação vende, que loucura.
– Times comerciais B2B são pilares de confiança e satisfação.

Foto de Grupo Apisul

Grupo Apisul