No contexto da logística multimodal atual, a tecnologia desempenha papel decisivo para aumentar a eficiência do transporte de cargas, seja ele rodoviário, aquaviário ou aéreo.
Quando a integração entre as diversas tecnologias disponíveis acontece, a operação ganha em agilidade e performance, além de cooperar para a busca de melhores resultados e redução de custos.
Entre as principais tecnologias que, integradas, ajudam na eficiência da logística intermodal, podemos destacar, entre outras: Gestão de Dados, Rastreabilidade, Gerenciamento de Riscos com Inteligência Artificial e Machine Learning, Seguros Customizados e Otimização de Rotas.
Na sequência, vou detalhar como cada uma dessas tecnologias opera e como ajudam a otimizar e aumentar o desempenho do transporte multimodal:
1. Gestão de Dados
O uso de tecnologias voltadas à gestão de dados tem impacto direto para a tomada de decisões nos diversos modais. Conectadas aos sistemas de transportes, elas fornecem visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos, permitindo a identificação rápida de problemas e desvios operacionais.
2. Rastreabilidade
O uso de rastreadores veiculares é um imperativo no universo logístico atual. O rastreamento adequado das operações proporciona a visibilidade instantânea e necessária sobre localização e status da carga durante toda a jornada logística.
Assim, é possível ter uma resposta rápida para eventos inesperados, além de reduzir perdas e melhorar a precisão das estimativas de entrega.
3. Seguros customizados
Os seguros customizados entram como um diferencial importante na conjectura do transporte de cargas atual. Com a análise estatística e preditiva das operações, é possível obter informações seguras capazes de indicar a modalidade de seguro ideal para cada tipo de operação.
4. Gerenciamento de riscos com IA e Machine Learning
O uso de tecnologias, incluindo automação e Inteligência Artificial, no monitoramento/rastreamento das cargas, permite ações rápidas na prevenção, recuperação e diminuição de prejuízos na operação logística.
5. Otimização de rotas
Por fim, e não menos importante, temos os softwares que atuam na otimização de rotas das cargas embarcadas. Essa tecnologia contribui para reduzir custos, aumentar a capacidade operacional e a previsibilidade de impactos na cadeia logística.
CONCLUSÃO
Todo esse conjunto de recursos tecnológicos atuam para melhorar a eficiência das operações multimodais. Entre os ganhos, estão, a redução dos tempos de parada, melhoria da visibilidade e da rastreabilidade da cadeia logística.
Para finalizar, é importante destacar que, como vimos, a tecnologia contribui, sim, para a eficácia esperada de toda a jornada logística.
Não podemos esquecer, porém, que outras variáveis também concorrem para o pleno êxito das operações multimodais, a começar pelo planejamento adequado e pela atuação dos times de especialistas com o seu olhar atento para toda a complexidade dos processos envolvidos.
