Nós cuidamos
do caminho.

Blog
Grupo Apisul

Suzano S/A melhora índices
com a implantação da Torre de Controle

Maior produtora global de celulose utiliza gestão integrada com ganhos de eficiência, segurança e controle em todas as etapas do transporte de cargas

Para oferecer soluções com tecnologia embarcada, o Grupo Apisul possui uma equipe de profissionais com expertise de mercado para disponibilizar, dentro do setor em que atua, produtos estratégicos e capazes de oferecer resultados positivos para os clientes. A Torre de Controle é um exemplo, um projeto inteligente que permite uma visão completa das operações de transporte e onde todas as etapas do processo de logística são incorporadas dentro de uma única estrutura.

E para que o planejamento logístico tenha sucesso nos resultados apresentados, a Torre deve estar alinhada e baseada em três pilares:

Processos – Mapeamento da operação e desenho do escopo técnico;

Pessoas – Treinamento do corpo técnico para tomada de decisões rápidas;

Sistemas – Software de inteligência que gera informações dentro da plataforma de monitoramento e depois as transforma em dados para o cliente. Apresentamos, a seguir, um case de sucesso junto à empresa Suzano S/A, unidade de Limeira/SP, que apresenta o potencial de transformar dados em informações relevantes para otimizar o transporte de cargas e logística em uma empresa.

Esse projeto ganha notoriedade a partir do alinhamento de planejamento, de estratégia e de execução, e nasceu da necessidade de a Suzano visualizar a frota dedicada nas operações florestais. A empresa já conhecia seu procedimento, mas precisava tornar a operação mais produtiva, otimizando os processos a partir da tomada de melhores decisões.


Heverton Bruno Sartori é o gestor da Suzano responsável pelo projeto e destaca que “não se tinha visibilidade total das operações, nosso pro cesso é muito amplo, mas sabíamos que era preciso aplicar melhorias. Inserimos a tecnologia em diferentes etapas para aprimorar as operações, criar diferenciais e dinamizar os resultados”.

“Hoje caminhamos para ser a melhor operação florestal do mundo. E  a Suzano só chegou até aqui porque tem pessoas comprometidas ao redor. Trabalhamos em conjunto, trazendo novos olhares para entregar as melhores soluções e resultados para a empresa, para as pessoas e para o mundo. Para fazer tudo acontecer e dar certo, tem muita gente boa envolvida.”
Heverton Bruno Sartori, Gestor da Suzano S/A


A parceria entre Grupo Apisul e Suzano iniciou-se em 2015 e, desde então, quadruplicou o número de pessoas dedicadas exclusivamente à operação. Era preciso ir além do cuidado com a logística, havia a necessidade de aumentar a segurança de ponta a ponta da cadeia produtiva.
Para se chegar ao modelo atual da Torre de Controle, todos os indicadores foram construídos em conjunto entre as duas empresas. Inicialmente chamado de “Tracking”, o projeto evoluiu até chegar ao modelo atual: uma central de monitoramento com telas que permitem ampla visibilidade e acesso.


Além de focar na segurança total da operação da Suzano, as soluções inseridas na Torre de Controle atuam em:

Eficiência no transporte

Mede o ciclo dos veículos que transportam na operação desde a saída da fábrica com o caminhão vazio, o trajeto até a fazenda, carregamento e a descarga. Cada etapa tem uma meta, e todas juntas formam o ciclo logístico. Nesse processo,  medido desde 2015, houve um aumento de 17,4% na eficiência.

Gestão de pátio

Mede o tempo que o veículo fica disponível para a fábrica, incluindo todos os processos que contribuem para esse tempo total, como fila, pesagem, cubagem, tempo de espera, limpeza, etc. Toda essa gestão é feita pelo operador de monitoramento do Grupo Apisul. Cada veículo que chega na portaria da fábrica
é destinado para um local de descarga, conforme os procedimentos e fluxos de decisão alinhados com o cliente. Essa gestão foi implementada em 2018 com o intuito de ganhar eficiência e agregar valor para a central, com uma visão total da operação. Nesse processo houve uma redução de tempo de fábrica de 40%.

Segurança no transporte

A central está dedicada em monitorar 24 horas a segurança do motorista, com a implementação dos controles de jornada, de cansaço e fadiga, de velocidade e leis de trânsito.

“A Torre de Controle proporciona uma jornada segura e eficiente aos motoristas, reduz custos aos embarcadores e maximiza a lucratividade das transportadoras. Através de um trabalho de inteligência integrado do Centro de Tecnologia e Logística de São Paulo e da equipe de logística florestal da Suzano, desenvolvemos o escopo para o projeto com foco em segurança e produtividade. É um passo importante na parceria entre as empresas, que vai se consolidando cada vez mais.”
Marco Badim, Gerente de Projetos Logísticos do Grupo Apisul


Entrevista: Heverton Bruno Sartori, Gestor da Suzano, responsável pelo Projeto da Logística Florestal

Este é o segundo projeto desenvolvido pelo Grupo Apisul para a Suzano S/A. Quais os diferenciais que a empresa apresenta para ser parceira nesta implantação?

Vou destacar: total flexibilidade em desenvolver e construir junto com o cliente, com foco na necessidade da operação e com um desenvolvimento rápido junto de profissionais altamente capacitados e com ideias inovadoras.

Qual a importância da instalação da Torre de Controle nos processos da Suzano S/A? Como este projeto impactará para a excelência da operação?

A importância é ter toda a “Gestão à Vista” em um único local. Poder, a partir dos indicadores, tomar decisões rapidamente e, quando necessário, fazer o recálculo de rota para correção da operação. Após a implantação da Central, redobramos o olhar atento para toda operação com foco nos pilares de produtividade e segurança, com “vários olhos” para o cuidado e integridade de cada motorista/operador. Ainda, explorando o que nós temos de melhor, que são eles próprios, ou seja, as pessoas, são elas que fazem tudo isso acontecer. Quando você explora o que cada um tem de melhor, e cuidando para que as pessoas sintam-se bem e retornem para suas casas melhores do que saíram, o resultado é a excelência nas entregas.



Confira a edição n° 80 da Revista Linha Direta de Outubro de 2022 aqui.

Foto de Grupo Apisul

Grupo Apisul