Unidade de Negócios conecta produtos e serviços para oferecer soluções focadas nas necessidades reais de cada cliente
O Grupo Apisul possui uma Unidade de Negócios denominada Produtos Digitais, responsável por pesquisar, prototipar e desenvolver soluções digitais para o mercado. Todos os produtos estão interligados ao ecossistema do Grupo, criando uma rede inteligente de soluções para uma gestão inovadora e que agrega valor aos processos operacionais dos clientes.
Os projetos desenvolvidos por essa Unidade são imbuídos de muito conhecimento técnico. A transformação da ideia, que nasce a partir das necessidades dos clientes e pesquisas de mercado, até a solução final acontece por meio de reuniões periódicas com clientes e parceiros, tudo alinhado ao planejamento estratégico da empresa.
O processo que vai da definição da necessidade técnica até a conclusão do produto é inserido num roadmap anual, dividido em trimestres para cada ciclo do desenvolvimento.
A Unidade de Negócios é dividida em três grandes estruturas. São elas:
ESTRATÉGIA DE PRODUTO COMERCIAL
É o estratégico. Responsável por avaliar os produtos digitais atuais e suas aplicabilidades ao mercado por meio de constantes pesquisas de novas oportunidades inovadoras. É o principal agente de planejamento dos produtos e alinhamento com as estratégias da empresa.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
É o tático. Responsável pela pesquisa, prototipação, especificação, desenvolvimento tecnológico, testes e entrega dos novos produtos de acordo com as prioridades definidas na estratégia do produto comercial. Além de ser o responsável pela sustentação dos produtos já existentes e projetados com o uso das melhores tecnologias.
ATENDIMENTO DE CLIENTES
É o operacional. Responsável pelos treinamentos, suporte e atendimento dos clientes internos e externos dos Produtos Digitais.
CIA – Central de Inteligência Apisul
Este setor está inserido na Unidade de Negócios e é responsável por pensar as soluções para o futuro da empresa. Possui um time focado em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de soluções, sempre guiado pelo planejamento estratégico da empresa.
E foi na CIA que surgiu o BINO, a inteligência artificial do Grupo Apisul que foi desenvolvida para ser o assistente virtual e auxiliar o motorista durante as viagens, a exemplo, resolver uma situação inesperada e que pode comprometer a produtividade do motorista, como o bloqueio do caminhão.
O BINO é mais uma ferramenta de segurança para a operação de transporte de cargas que está dentro do serviço de monitoramento, um dos pilares do ecossistema do Grupo Apisul.
E neste cenário de constantes mudanças e cada vez mais exigente, é fundamental que as empresas invistam em posicionamento, inovação e sustentabilidade, traçando um caminho que instigue e incentive a cultura de inovação e conecte boas práticas de mercado e ideias transformadoras.
Assim, nasceu a parceria do Grupo Apisul com o Instituto Caldeira, um dos maiores hubs de fomento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul.
Confira a edição n° 80 da Revista Linha Direta de outubro de 2022 aqui.